O Nordeste possui uma riquíssima culinária, inclusive quando se trata de doces. A região tem uma variedade de sobremesas, tão gostosas e valorizadas quanto os pratos salgados. Conheça algumas dessas delícias! Continue a leitura!
Rapadura
A sobremesa mais antiga e tradicional do Nordeste tem receita originada no século XVI. Feita à base de cana-de-açúcar, não é tão fácil de ser preparada em casa, mas pode ser adquirida em qualquer supermercado, feira ou casa especializada.
Existem diversos tipos de rapadura: a batida, a preta, a recheada, entre outras. E é raro algum nordestino, principalmente os cearenses, não gostar de uma boa rapadura, comê-la depois do almoço ou em qualquer horário. Esse doce faz parte da história e da cozinha dos nordestinos.
Mugunzá
“Milho verde virou mungunzá, do sabugo virei visconde”. Com esse verso, Lenine eternizou o delicioso mungunzá na música tema do personagem Visconde de Sabugosa do programa de TV “Sítio do Picapau Amarelo”.
O mungunzá é feito à base de milho e leite e é um dos doces tradicionais da Festa Junina da região.
Doce de caju
O caju é uma das frutas mais abundantes no Ceará, o que faz com que a fruta esteja fortemente na culinária cearense, nordestina em geral.
A sobremesa mais comum feita com a fruta é o doce de caju que, embora leve bastante tempo para ficar pronto, vale muito a pena a espera.
Torta búlgara
Tipicamente da Bahia, essa sobremesa é uma das mais pedidas depois daquele almoço em família.
A torta é feita com apenas 4 ingredientes e não leva farinha de trigo. Em sua receita, vão apenas chocolate em pó, manteiga, açúcar refinado e leite. Para quem ama chocolate, esse doce é uma tentação!
Bolo mole
Também conhecido como bolo baeta ou bolo de leite. Pode-se dizer que o bolo mole é a mistura de pudim com um bolo comum.
Essa delícia de café da tarde, leva leite condensado, leite integral, farinha de trigo, leite de coco e manteiga.
Gostou de conhecer essas delícias? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre a culinária nordestina!
Leia também: Ceará: 6 locais para conhecer mais sobre sua história e cultura